5 Formas de aliviar o estresse no trabalho

O dia a dia no trabalho pode ser bem estressante, mas se adotarmos algumas técnicas de relaxamento, é possível se manter produtivo e relaxado, mesmo com uma rotina de trabalho muito agitada, com muitas atividades ao longo do dia. Veja abaixo algumas técnicas que podem ser adotadas antes, durante e depois de seu horário do expediente.

6 passos para começar a meditar agora mesmo
6 Maneiras de incluir exercícios no seu espaço de trabalho
6 dicas para se alimentar de forma saudável no trabalho

Cuide de sua saúde em primeiro lugar

Para ser um bom profissional, é importante primeiro garantir uma boa qualidade de vida. Busque manter uma alimentação balanceada e correta, sem pular as principais refeições do dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e escolhendo alimentos mais saudáveis como frutas, verduras, carnes magras, vegetais e legumes. Deixe os doces, frituras e álcool para o final de semana, férias e ocasiões especiais.  A atividade física não deve ser  menosprezada também, devendo ser realizada preferencialmente antes do inicio da sua rotina de trabalho. Com pelo menos meia hora de atividade física antes do trabalho, você já chega com mais disposição e ânimo para o dia atarefado. Yoga, Pilates, corrida são atividades que ajudam a relaxar  e aumentar a concentração ao longo do dia.

Organize seu dia e mantenha as prioridades

Procure anotar os pontos importantes de suas tarefas diárias, e vá marcando o que for realizado ao longo do dia. Assim, você consegue distribuir seu tempo, entendendo quais são as prioridades, o que pode ser resolvido em um tempo maior e o que não precisa de tanta atenção. Não se esqueça de separar algum tempo para emergências em sua agenda de trabalho. Caso elas não aconteçam, você ganha mais tempo para relaxar ou adiantar outras tarefas.

Identifique a origem do estresse no trabalho

Você saberia dizer o motivo que faz você estar estressado no trabalho? Alguns dos motivos podem ser excesso de tarefas, conflitos com colegas, superiores ou subordinados, condições ruins de trabalho, como mesas e cadeiras não indicadas para permanecer na mesma posição. Veja com o departamento de Recursos Humanos de sua empresa de que forma o estresse em seu trabalho pode ser reduzido. A área pode sugerir ações como reorganização de tarefas, solução de conflitos internos, mudança no mobiliário utilizado para melhorar a postura ao sentar.

Conte com sua equipe sendo chefe ou parte de uma

Quem trabalha em um ambiente amigável tem menos chance de se estressar no trabalho. E a equipe de trabalho é uma das principais responsáveis por manter este clima agradável. Se você é o líder da equipe, procure estimular a interação de seus subordinados em atividades colaborativas e incentive o dialogo entre eles. Nada pior do que ver uma equipe desunida por conversas sobre conflitos. Se você é membro de uma equipe, converse com seu chefe, e sugira atividades que unam a equipe, em busca de um equilíbrio e um ambiente mais amigável. Não precisam virar melhores amigos, mas não precisa ser um ambiente pesado e ruim para quem está o dia inteiro.

Faça intervalos ao longo do dia

Ninguém consegue ficar oito horas ou mais sentado na frente de um computador trabalhando com a mesma qualidade. Organize seu dia e suas tarefas e inclua pausas ao longo do dia. Levante, alongue-se, caminhe um pouco pela sala. Troque o telefone por uma visita ao colega ou superior com quem precisa debater algum ponto do trabalho.  Fazendo estas pequenas pautas você conseguirá relaxar ao longo do dia.

Aos chefes e diretores de empresas, uma forma de ajudar seus funcionários a trabalhar melhor é oferecer serviços que ajudam a melhorar a postura e relaxar no ambiente de trabalho. Vários profissionais de reflexologia e shiatsu atendem em companhias, durante o horário de trabalho. A área de Recursos Humanos pode também ajudar, criando programas que estimulem aos funcionários se mexerem!

Estas são algumas dicas para ajudar a você aliviar o estresse do trabalho. Lembra de mais alguma atividade que pode ajudar a trabalhar de forma mais saudável? Conte para a gente! Participe nos comentários abaixo!

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2017