Contratar encanador: 5 dicas para economizar tempo e dinheiro

Encontrar um bom encanador ou desentupidora pode ser um trabalho muito difícil. Infelizmente, alguns profissionais fazem de tudo para dificultar a sua vida e ainda tentar explorar financeiramente clientes desavisados… Por isso preparamos este guia para evitar que você seja a próxima vítima!

Como montar uma casa sustentável? Veja 7 ideias!

Se a sua pia está inundada, se o vaso sanitário está entupido ou se você tiver algum problema com os encanamentos, vamos te mostrar como escolher o encanador certo para não ser passado para trás e também vai descobrir como ter o melhor serviço pelo preço mais justo.

1. Quem tem informação, não fica na mão

Existem vários tipos de problemas que um encanador ou uma desentupidora pode resolver, por isso é importante saber o que faz um encanador. Desde pias entupidas, problemas de drenagem, ralos bloqueados e torneiras com vazamentos. Estes são os problemas clássicos que uma hora ou outra toda casa irá ter. Uma ótima maneira de encontrar um bom encanador é verificar na internet em sites especializados e em portais de busca, onde poderá encontrar profissionais ou empresas de serviços mais próximos do seu local. Caso seja possível perguntar ao empreiteiro local, caso conheça, pode pedir indicações de pessoas de confiança.

Se essa opção não funcionar, verifique com amigos, vizinhos, parentes ou colegas de trabalho na sua região. O boca a boca sempre ajuda e seus amigos podem ter tido boas e más experiências e assim podem ajudá-lo a refinar a pesquisa. Embora nem todos os encanadores sejam mal intencionados, a triste verdade é que a escassez de profissionais qualificados deixou o mercado aberto para pessoas sem escrúpulos, deixando a reputação dos trabalhadores em farrapos.

2. Peça diferentes orçamentos

Depois que o problema acontece, todo mundo quer uma solução imediatista e acaba contratando o primeiro que aparece. É pedir para ter dor de cabeça! E essa é uma atitude muito comum, pois inúmeros profissionais falham na hora de achar o real problema, fazem qualquer coisa para fingir que consertaram, e somem para sempre. Claro, isso não é uma característica exclusiva dos encanadores, também vemos eletricistas, mecânicos vários outros profissionais com esse problema!

Ligue para pelo menos três ou quatro encanadores para comparar preços. Informe-se sobre o custo das taxas por hora, bem como o preço de peças e equipamentos. As taxas adicionais podem realmente fazer diferença no preço final. Algumas empresas cobram diferentes taxas para tudo: taxa de expedição, taxa de deslocamento, taxa de material, taxa por estar fora do horário normal de trabalho.

Você também precisa saber se a empresa cobra por trabalho ou por hora. Se o preço é importante para você, certifique-se de obter diferentes orçamentos, pois o preço de empresa para empresa pode variar muito.

3. Fale e Escute

Caso você contrate um encanador residencial, você deve ser muito claro na hora de explicar o seu problema. Chame o encanador, fale e mostre a situação. Talvez seja necessário algum material extra ou algum produto, e pode ser preciso algum outro tipo de serviço, como quebra das paredes, desentupidora, troca de material, etc…

O que é fundamental você mostrar o que está acontecendo e saber o que aconteceu. Desta maneira você terá uma noção real do problema, e saberá o preço mais correto a se pagar nesta situação. Existem também outros casos mais complicados, que podem dar ainda mais dor de cabeça, como por exemplo, a reparação de todo o encanamento, sendo necessária a instalação de novas tubulações. Por isso é tão importante escutar também!

4. Prefira um profissional especializado

Podemos encontrar diferentes tipos de profissionais no mercado. Existem aqueles que se dispõem a tudo, desentupidor que é encanador, marceneiro que é pintor, chaveiro que também é pedreiro… Um profissional especializado poderá resolver seu problema com muito mais precisão e sem recorrer a improvisos. Isso é fundamental, pois geralmente os problemas deste tipo só são detectados quando a situação já é grave. É melhor prevenir do que remediar e ter que passar a noite secando o chão da casa.

No desespero sempre acabamos chamando o “faz tudo” do prédio/condomínio para tentar dar um jeito no problema. O que você precisa mesmo é de um profissional de confiança para nunca ter mais este tipo de problema, escolha um encanador que trabalhe full-time, pois dessa maneira você terá alguém de confiança e disponibilidade para sempre.

5. Encontre um profissional perto da sua casa

A melhor coisa é ter um encanador local de confiança perto de casa. Quando mais longe um profissional estiver, mais tempo ele pode demorar a chegar e mais sua casa pode ficar uma bagunça. Descubra se o trabalhador pertence a alguma empresa ou comércio para verificar se está realmente registrado. Peça referências e descubra se existe qualquer trabalho semelhante feito por ele. E o mais importante, pergunte sobre o seguro para cobrir sua propriedade se qualquer defeito aparecer. Encontre um profissional perto da sua casa com Pages24.

Depois que o profissional passar por estes pré-requisitos básicos, você pode estar tranquilo com duas coisas – você terá menos dor de cabeça com o serviço e seu encanamento irá ser consertado por um profissional de qualidade, com preço justo e rapidez.

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2019