Como montar uma casa sustentável: 7 ideias simples

Se você está pensando redecorar a sua casa e deixá-la mais “verde”, saiba que é possível criar um ambiente e uma casa sustentável sem comprometer o estilo. Você pode decorar sua casa de uma maneira eco-friendly e ao mesmo tempo imprimir seu estilo pessoal, beleza e qualidade. Não há um estilo específico para uma decoração sustentável. Você pode criar um décor rústico, tradicional ou vintage, investir em um design contemporâneo, industrial, minimalista ou de praia.

A ideia é combinar o seu olhar particular com elementos sustentáveis que ajudam o planeta e garantem o seu bem-estar e da família.

Como fazer compostagem em casa ou apartamento
Como limpar sua casa de forma ecológica e barata
Qual estilo de decoração combina mais com você?
5 dicas de reciclagem para decoração

Há muitas maneiras de escolher os elementos que são melhores para você, sua família e para o mundo. Você pode, por exemplo priorizar processos industriais éticos nos produtos utilizados na pintura e reforma. Pode também comprar peças de design ou móveis feitos de materiais reciclados ou privilegiando o comércio ético ou escolher um tipo de energia renovável para abastecer a sua casa. Tudo isso sem perder a personalidade do local.

1. Recupere e reutilize

como fazer mini horta em casa

Foto: Zap

Quase todos os itens da sua casa podem ser remodelados, recuperados e reutilizados. Uma mão de tinta pode dar nova vida à uma cadeira antiga e a madeira do piso desgastado também pode ser recuperada (especialmente se ela for natural). Quando você reutiliza o que já tem, há menos demanda por novos produtos, o que significa menos mineração e extração de produtos naturais, como a madeira, a longo prazo.

2. Escolhas naturais e renováveis

As melhores escolhas naturais para a sua casa são feitas a partir de recursos rapidamente renováveis, incluindo lã, trigo, bambu ou cortiça. A madeira é renovável, mas leva décadas para substituir uma árvore. Pedras não são renováveis, mas requerem menos energia incorporada (quantidade de mineração, fundição, máquinas de trabalho, processamento ou transporte) que o metal. A maioria destes materiais naturais é biodegradável ou se desintegrarão quando forem descartados.

3. Pisos eco-friendly

Como os pisos cobrem uma extensa área da superfície de qualquer casa, ele se torna o elemento perfeito para quem quer começar a criar um ambiente sustentável através da seleção de materiais. Se você optar por pisos de madeira, procure um tipo que seja feito com madeira de colheita ecológica, ou instale pisos de madeira de fibras recicladas. Também vale pesquisar materiais de revestimento alternativos, como o bambu e a cortiça, que são rapidamente renováveis.

4. Crie uma parede focal

parede focal

Uma dica de decoração fácil para quem quer mudar a cara de um cômodo é criar uma parede focal: uma única parede com cor, que funcionará como um ponto de luz e trará um novo visual. Certifique-se de escolher uma tinta ecológica, à base de argila ou de água. Outra opção é escolher tintas que tem no rótulo “Baixo VOC” ou “Zero VOC” A sigla VOC traduzida significa “compostos orgânicos voláteis” (volatile organic compounds). O uso de água em vez de solventes à base de petróleo em tintas de baixo VOC diminui o nível de emissões nocivas, mas ainda contém um alto nível de metais pesados em sua composição.

5. Instale pedais nas pias

agua pia

Se você está lendo este post, provavelmente sabe que a água é um dos nossos bens mais valiosos e que o desperdício de água potável é um grande problema. Uma ótima e surpreendente maneira de reduzir o consumo de água é instalar válvulas de pedal nos seus sistemas de pia para controlar o fluxo de água com os pés. Esta ideia vai diminuir significativamente as suas contas de água e vai transformar o design de suas torneiras.

6. Escolha produtos que utilizam fontes de energia alternativas

Uma maneira fantástica não só para ajudar o meio ambiente, mas também economizar em suas contas de energia, é aproveitar a grande variedade de produtos movidos a energia solar disponíveis no mercado. Os produtos solares estão se tornando mais e mais disponíveis a cada ano devido aos seus benefícios duplos: design e sustentabilidade. O mercado brasileiro já começa a apresentar uma série de produtos muito bem desenhados alimentados por energia solar.

7. Adubo em casa sustentável

compostagem

Falar sobre adubo na mesa do jantar pode não ser muito prazeroso, mas a verdade é que criar seu próprio adubo com o lixo orgânico é um importante passo para ter uma casa sustentável. Além disso, se você criar um pequeno canto de compostagem no quintal, você poderá alimentar o seu jardim e reduzir os custos de fertilização na primavera. Aliás, cultivar seu próprio jardim com flores e vegetais é outra excelente dica para uma casa mais eco-friendly.

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2019