Conflitos no trabalho: 4 estratégias para lidar com o problema

Em qualquer lugar que seja, conflitos são muito complicados. A situação pode ser ainda pior em um ambiente de trabalho, afinal, todos estão ali diariamente e precisam se comunicar para atingir os objetivos da empresa. Se você precisa lidar com algo do tipo, continue lendo este artigo e veja algumas dicas para acabar com conflitos no ambiente de trabalho.

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Ouça os dois lados

Antes de tudo, o bom líder precisa entender ambos os lados, pois cada um dos envolvidos tem uma visão diferente e o mundo não é unilateral. Ou seja, mesmo com opiniões diversas, todos podem estar falando a mesma coisa ou ter pontos em comum no seu discurso.

Além disso, ouvindo os dois lados você conseguirá comparar ambos e definir  (a partir da sua lógica e moral) quem está certo de acordo com o seu julgamento. Lembre-se: você só deve tomar a sua decisão depois de uma extensa análise!

Coloque-se no lugar do outro

Empatia em primeiro lugar! Ouvir todos os grupos não adianta de nada se você já tem uma ideia fixada na sua cabeça. Afinal, a sua mente sempre irá pender para o lado que acredita estar certo.

Portanto, antes de julgar, reflita: o que será que o outro estava pensando quando disse determinada coisa? Quais foram as razões que o levaram a tomar determinada decisão? Qual é a ideia que ele tem do assunto tratado na discussão?

Presuma boas intenções

Você já leu o livro “Orgulho e Preconceito”? Nesse clássico da literatura, a protagonista Elizabeth Bennett acredita que o Sr. Darcy é a pior das pessoas, quando na realidade ele é apenas introvertido. Ou seja, a personagem construiu uma imagem diferente do senhor na sua cabeça.

Isso acontece muito entre as nossas relações, mas no fim de tudo é legal repensar as ações feitas pelas pessoas. Às vezes imaginamos algo que não é verdadeiro e tratamos alguém muito mal pelo motivo errado. Portanto, veja se algum dos colaboradores não pensa algo ruim do outro envolvido na discussão.

Admita que está errado

Muitas pessoas pensam que devem ganhar todas as discussões, acreditando que admitir um erro significa demonstrar fraqueza. Sendo assim, elas nunca mostrarão para o grupo que estão erradas, mas será que esse é o caso?

Se você estiver dentro do conflito, analisou todas as situações acima com bastante cautela e ainda assim acredita estar certo, pense mais um pouco. É claro que muitas vezes estamos realmente com a razão, mas será que isso está acontecendo nessa situação específica?

Repense tudo e tome a sua decisão. Se você acreditar que está certo depois de ler este artigo, tudo bem. É provável que você esteja realmente certo. Mas vale a pena fazer essa última reflexão interna e, talvez, até mesmo perguntar a pessoas de fora o que elas pensam sobre o ocorrido.

Conflitos são realmente complicados, então não podemos te garantir que essas estratégias darão certo, mas elas podem funcionar muito bem. Tudo depende de diversos fatores como o nível de gravidade do problema, a flexibilidade das pessoas envolvidas etc. Portanto, tente algo, seja o mais maleável possível e boa sorte!

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