Consultoria empresarial para empresas de pequeno porte alavancam lucros

A realidade da pequena empresa é diferente de uma média ou de grande porte já bem estruturada, muitas não têm o nível de qualidade de gestão. No entanto, independente do tamanho uma consultoria pode ajudar e muito. Um conselho importante é buscar uma consultoria empresarial que, de fato, entenda da realidade de sua empresa, seja ela micro ou pequena.

+ Empreendedor, não cometa esses 4 erros ao fazer seu pitch
Hábitos poderosos das pessoas bem-sucedidas
5 atitudes diárias dos grandes empreendedores
Qualidades de liderança para abrir uma empresa de sucesso

O mercado de consultoria apresenta muitas opções, portanto, é preciso saber selecionar aquela empresa que de fato tenha experiência e conhecimento na atuação no contexto e objetivo em que seu empreendimento se insere.

Durante todo o trabalho da consultoria empresarial será necessária a colaboração de ambas as partes: dos consultores e dos sócios e profissionais da contratante.

Por que contratar uma consultoria empresarial para uma pequena empresa?

Dentre as diversas características de uma pequena empresa, podemos destacar:

1. Ritmo intenso de atividades e de mudanças, visto que ainda está buscando se estabilizar e assumir uma estrutura sólida;

2. Foco maior nas operações do que na gestão;

3. Muitas dúvidas sobre os investimentos a realizar;

4. Grande número de competidores no mercado e que muitas vezes disputam por preço;

5. Sócios e gestores que desejam uma gestão melhor, mas que não encontram os meios para melhorá-la.

Em todas essas situações, e em tantas outras que poderiam ser listadas, ter ao lado um consultor empresarial experiente que auxilie com suas orientações e análises pode influenciar diretamente nos riscos que a empresa está a correr e no tempo e na forma de alcançar o sucesso, sem esquecermos de mencionar a redução de custos e o aumento dos lucros, já que uma empresa melhor gerenciada tende a usufruir melhor dos recursos disponíveis.

Curiosidades: Como surgiram os serviços de consultoria?

Elas surgiram entre os anos de 1850 e 1910 na Inglaterra e nos Estados Unidos, devido ao crescimento e a complexidade das indústrias que estavam surgindo na época. Os profissionais que desempenhavam essa função, eram engenheiros, advogados ou contadores, já que não existia ainda uma formação específica de consultores empresariais.

Em paralelo ao crescimento industrial, houve o aumento das taxas e a constante atualização das leis e dos impostos, nesse cenário surgiu a figura do consultor tributário e após a queda da bolsa em 1929 se tornou indispensável a presença desses profissionais para lidar com a crise generalizada que se instaurou. Neste momento a expressão “management engineering” se tornou comum, pois eram os engenheiros que tentaram aplicar conceitos de engenharia para a gestão dos negócios do setor financeiro.

A evolução das consultorias acompanhou os acontecimentos das décadas seguintes, em 1940 a Segunda Guerra Mundial impulsionou a contratação de uma grande quantidade de consultorias para a gestão militar, e após a guerra elas ajudaram na reconstrução da Europa. Já na década de 1960 o impulso veio do desenvolvimento das empresas multinacionais.

A partir dos anos 80, foram os japoneses que auxiliaram no aprimoramento das ferramentas gerenciais e assim a consolidação das empresas especializadas em consultorias. Dentro das empresas começaram a surgir os computadores pessoais e isso criou a oportunidade para os profissionais de consultoria em tecnologia de informação e desenvolvimento de sistemas. E uma coisa levou à outra, foram criados sistemas de gestão por meio de softwares e empresas especializadas neste nicho.

Chegando nos anos 1990 os dois setores, de consultoria e sistemas informatizados, cresceram com a ajuda da mídia, que deixou cada vez mais claro ao público que os bons resultados que essas áreas alcançavam dentro das empresas de todos os portes. E desde então as consultorias empresariais não pararam de crescer, cursos de formação para a área surgiram e os profissionais são requisitados cada dia mais.

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2017