Marketing Digital sem segredo – EP 1: Criador de Website

Você provavelmente já leu ou ouviu diversas vezes sobre a importância do Marketing Digital para o sucesso do seu negócio. Na verdade, esse assunto já é até relativamente batido. Mas, adivinha só? É um conceito que veio para ficar e não vai sair de moda tão cedo!

Ir direto para a análise

Até mesmo para pequenos e médios negócios, o conceito de Marketing Digital não é algo novo. Muito pelo contrário, ter uma forte presença online é um pré-requisito se você quer sobreviver no competitivo mercado de hoje. Ainda assim, uma grande parte das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) parece não se importar muito com o impacto do Marketing Digital no sucesso de seus negócios – e isso por diferentes razões: tempo, dinheiro, falta de conhecimento ou porque elas simplesmente não se importam.

Bem, adivinha só de novo? Os seus clientes se importam – e muito!

A questão é que seus clientes têm muitas opções hoje em dia. Eles precisam ser constantemente lembrados que sua empresa existe. E, exatamente como quando você quer pescar, você vai até o lugar mais provável de se achar peixes  – água – aqui a analogia é a mesma. Se você quer alcançar clientes, você precisa passar uma boa porção de tempo onde eles estão – e isso é online.

Com isso em mente, nosso time de profissionais de marketing preparou essa sequência de artigos e e-mails – um curso, se você preferir – para te ajudar a entender, atrair e converter visitantes e clientes online. Afinal de contas, quem não gostaria de vender mais? E tudo isso de uma maneira simples, compreensiva, fácil de entender e sem uso de jargões específicos da área – um conteúdo útil tanto para iniciantes quanto para experientes em Marketing Digital.

Nossa jornada consistirá de seis artigos, sendo que cada um deles irá apresentar uma ferramenta, um software ou simplesmente dicas sobre estratégias de marketing e melhores práticas – seguidas por análises esclarecedoras e sugestões. Sinta-se livre para escrever-nos sempre que tiver uma dúvida, sugestão, crítica ou se você precisa de uma segunda opinião em sua estratégia de Marketing Digital – estamos aqui para ajudar! Sinta-se livre também para compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Chega de conversa, vamos começar!

 

Episódio 1: Websites – o começo de tudo.

“Um Website é a coluna vertebral da sua presença online”

Administrar o seu próprio negócio com certeza é uma tarefa difícil e a sua lista de atividades é provavelmente longa. Mas isso não deve ser usado como desculpa para pegar atalhos na hora de criar e aprimorar sua visibilidade na rede: ter um website com um ótimo design e boa usabilidade é vital para se posicionar de uma maneira profissional e que passe segurança e motivação a clientes que queiram interagir com você e com sua empresa.

Eu já consigo ouvir daqui: você, assim como muitos outros donos de PMEs, acredita que a sua empresa – uma clínica / um carrinho de cachorro-quente / um salão de beleza / uma academia / seja lá o que for – não precisa de um website ou que um website não cabe no seu orçamento. Ou talvez você pensa que, já que você não usa um computador, seus clientes também não usam.

Bem, deixa eu te dizer uma coisa: essa é uma ideia errônea. Como nos iremos mostrar nesse artigo, sua empresa PRECISA (ou pelo menos deveria ter) um website profissional, não importa o tamanho do seu negócio.

Quando visitam um website, consumidores estão julgando e tomando decisões sobre visitar, comprar, usar o serviço ou não da loja em questão. Eles podem te ignorar completamente caso eles acreditem que seu website não reflete o tipo de experiência que seu negócio – ou um negócio como o seu – deveria oferecer.

“Tá, mas… Isso é tudo?”. Não, não é. Nós poderíamos escrever uma lista com 20 razões para se ter um website profissional. Mas vamos citar apenas três.

Razão 1: Você estará sempre disponível

Um website está disponível tanto para clientes regulares quanto para potenciais clientes durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, proporcionando-lhes a conveniência de analisar seus produtos e serviços quando sua loja ou escritório está fechado. Com os horários empresariais limitando a ida de pessoas até as lojas físicas, esse é um ótimo ponto para quem precisa tomar uma decisão de compra.

Razão 2: Compita com os tubarões

Você já quis alguma vez entrar em algum negócio, mas não sabia como competir com os grandes nomes do mercado? Ao criar um website profissional com uma estratégia sólida, você pode acabar com os grandalhões. Você não tem recursos para construir prédios enormes como os deles, mas o seu website pode derrubar essa percepção de um muro entre você e eles.

Razão 3: Aprimore a comunicação com seus clientes

Ao ter um blog ou até mesmo um painel de notícias em seu website, você pode atualizar e informar seus clientes sobre novas ofertas, produtos, promoções, eventos, fotos ou outro tipo de conteúdo.

 

Bem, nosso ponto é claro: se você não tem um website, você está desperdiçando oportunidades. E se você está desperdiçando oportunidades, você não está ganhando tanto dinheiro quanto poderia.

Mas agora, se você tem um website ruim, é absolutamente melhor não ter um. Enquanto que não ter um website significa oportunidades desperdiçadas, um website ruim pode causar ainda mais danos ao seu negócio, uma vez que isto faz sua empresa parecer não profissional.  Com tantas opções de websites baseados em modelos prontos disponíveis (como os que analisamos neste artigo) hoje em dia e por preços totalmente acessíveis para sua empresa, realmente não há desculpas para que seu website aparente amador e desleixado. Um website ruim é muito pior do que não ter um – mas, vamos deixar claro: ambos são péssimos para o seu negócio.

Antes de passarmos à nossa análise, nós gostaríamos de apontar mais dois aspectos muito importantes (acredite, eles são realmente importantes) a serem levados em conta na hora de criar seu website: layout e conteúdo.

Layout: as primeiras coisas por primeiro. Você deve garantir que seu website atenda ao requisitos básicos em web design a fim de que seu website aparente profissional e que seja fácil de usar. Os visitantes devem ter uma ótima experiência sem precisar pensar muito sobre como conseguir o que querem. Alguns pontos a serem considerados nesse estágio:

a) A página inclui o logo da sua empresa.

b) O logo é profissional e a imagem tem uma boa qualidade.

c) Os visitantes devem saber o que você está vendendo ou oferecendo imediatamente após abrir sua página.

d) Visitantes podem ver suas imagens em aparelhos mobile com responsividade.

 

Conteúdo: Conteúdo é o rei. É o sangue do seu website. Falta de profissionalismo ou baixa qualidade aqui e tudo vai por água abaixo no longo prazo. Oferecer um ótimo conteúdo a seus clientes é importante para maximizar o tempo médio da duração da visita e a taxa de conversão. Por essa razão, você deve ser meio que obsessivo na hora de colocar pontos nos i´s e cruzar os t´s nesse estágio. A lista:

a) Você usou uma cor clara de fundo e uma cor escura para seu texto.

b) Você corrigiu todos os erros de digitação e gramática.

c) Você tem títulos atraentes e chamativos.

d) Você não usou longos blocos de texto que dificultam a leitura.

 

Como dissemos antes, como pequeno ou médio empresário você pode estar inclinado a pensar que você não tem condições financeiras de bancar um website profissional, mas a realidade é que você não tem condições de NÃO bancar um. Embora os custos para se elaborar um website variem bastante, uma vez rodando, os custos de manutenção são bastante baixos – geralmente menos de 30 reais por mês – em alguns casos, sem custo algum. “QUÊ? Sério?” Sim, sério. Nós mostramos como:

 

Criador de Website – Análise

 

A) Wix – Uma boa opção para quem quer um controle detalhado de seu website

Wix é um criador de website `blank canvas´. Calma, um o quê? Bem, isso significa que você pode arrastar qualquer elemento para qualquer lugar do seu website (como quando você está preparando uma apresentação com PowerPoint, por exemplo). Editores blank canvas são ótimos, mas podem tornar-se bem complexos e desorganizados – felizmente, este não é o caso do Wix.

Pros:

1) Grande coleção de modelos profissionais para seu website

O Wix oferece mais de 500 modelos profissionais. E a melhor parte disto é que eles já são pré-estruturados e pré-populados com conteúdo, então tudo o que você precisa fazer é escolher o seu favorito e substituir os textos que já estão lá com o seu próprio conteúdo.

2) Elementos podem ser arrastados pela página

O Wix está frequentemente adicionando novas funções e designs que são fáceis de usar. Você pode, por exemplo, construir um site de página única, com vídeos no fundo, diversas sessões na página, tudo sem tocar nos códigos.

Wix também possui um sistema de inteligência artificial chamado `Wix ADI´ (significa Inteligência Artificial para Design) que te ajuda a elaborar a primeira versão do seu website automaticamente. Esse sistema irá desenhar o layout para você, popular a página com conteúdo e fazer com que seu website pareça profissional.

3) Suporte e ajuda disponíveis em todo lugar

O Wix tem uma das melhores infraestruturas de suporte disponíveis no mercado. Os botões de ajuda estão por todo lugar! Se você precisa de alguém para `segurar na sua mão´ durante o processo de aprendizado, eles também oferecem suporte por email e por telefone.

Contras:

1) É difícil trocar de modelo

Embora o Wix tenha diversos modelos profissionais pré-populados, uma vez que você escolheu um, é difícil trocar para outro. Se você precisar, terá que inserir seu conteúdo novamente no novo modelo.

2) Propaganda em excesso no plano gratuito

Se você pretende usar a versão gratuita, prepare-se para uma onda de anúncios e logos do Wix em algumas áreas do seu website. Todas as ferramentas para criação de websites exibem seus anúncios nos planos gratuitos (o que é totalmente compreensível, já que o serviço oferecido é gratuito), mas os do Wix são bastante notáveis. Ao usar os planos pagos, os anúncios desaparecem.

3) Não há um gerador de formulários

Estranhamente, não há um gerador de formulários. O formulário de contato é ok e funciona bem – você pode até customizar as mensagens de erro e sucesso e mandar os resultados para diversos endereços de email. Mas não existe a possibilidade de se adicionar novos campos ao formulário.

Veredito:

No geral, é a flexibilidade desta ferramenta que impressiona. Mas é justamente esta flexibilidade que impede que o Wix ganhe uma nota máxima da nossa equipe – a ferramenta acabou se dispersando muito com tantas possibilidades e não tem a sofisticação apresentada por outras ferramentas, como o Weebly.

Saiba mais sobre o Wix

 

B) Weebly – Perfeito para quem procura algo fácil de usar

O Weebly é uma ferramenta que dá conta de balancear a facilidade de uso com funções bastante poderosas melhor do que qualquer outro concorrente. É realmente incrível. Você pode arrastar e soltar textos, imagens e outros elementos em qualquer parte do website. Os elementos podem ser rearranjados dentro da página e encaixados automaticamente em colunas e linhas.

Pros:

1) Intuitivo e fácil de usar

Weebly é provavelmente a ferramenta para criação de websites mais intuitiva disponível no mercado hoje em dia. Eles não te inundam com um número gigantesco de funções que pouco agregam – mas oferecem todas as funções básicas e necessárias para construir um website profissional. A interface é intuitiva e você pode criar um ótimo website dentro de algumas horas. Literalmente.

2) Modelos profissionais e atuais

No passado, os modelos do Weebly não eram muito atuais. No entanto, eles vêm melhorando cada vez mais. Todos os modelos são responsivos para aparelhos mobile. A mudança de modelos também é bem fácil – com apenas um clique todo o seu conteúdo é transferido do modelo antigo para o novo.

3) Layouts pré-planejados

Se você não leva muito jeito com design e não sabe muito bem como começar, o Weebly, com suas 40 opções de layout pré-planejados, pode ser uma ótima opção. Eles compilaram layouts populares de páginas como Sobre, Serviços, Contato, Restaurante, Menu, Portfólio, entre outras. Você escolhe um layout e faz as alterações que quiser.

Contras:

1) Opções de customização limitadas

O Weebly só te permite fazer alterações no estilo da fonte e as cores principais dos modelos sem tocar nos códigos. Se você quiser fazer alterações além disso, como mudar a cor da barra do menu ou o design do fundo da página, você precisará modificar os códigos do modelo. É totalmente possível fazer essas alterações, mas não há uma maneira de fazer isso sem trabalhar com os códigos.

2) Lento no lançamento de novas funções

O Weebly geralmente lança apenas uma ou duas novas ferramentas a cada seis meses – o que é mais lento do que a maioria dos usuários gostaria. Porém, todas as vezes em que a empresa lança novas funções, elas são bastante impressionantes e tendem a ser bastante poderosas, mas ainda assim fáceis de usar.

3) A função para blogs precisa de melhorias

Uma crítica frequente dos usuários do Weebly é que a ferramenta para blogs é um tanto quanto primitiva. Hoje em dia, websites com blogs precisam de funções como destacar posts relacionados, mais populares ou mais atuais. E isso o Weebly não oferece.

Eles oferecem o básico, porém, como botões para compartilhamentos nas redes sociais, a possibilidade de arrastar e soltar conteúdo dentro dos posts ou até mesmo a possibilidade de agendar a publicação de posts.

Veredito:

Weebly é uma ótima escolha com um excelente custo-benefício – e vem só melhorando nos últimos tempos. Nós ficamos impressionados com o sucesso do Weebly ao lançar novas funções que os usuários amam. A empresa está desenvolvendo uma ferramenta bastante poderosa.

Saiba mais sobre o Weebly

 

C) GoDaddy: Rápido, mas extremamente limitado

O GoDaddy realizou recentemente uma pesquisa com seus usuários e descobriu que eles vêem o processo de desenvolvimento de um website como muito longo. Por conta disso, a empresa decidiu em focar numa ferramenta que te permite construir um website em menos de uma hora.

Pros:

1) Responsividade

As páginas são responsivas e exibidas corretamente em aparelhos mobile, como celulares e tablets.

2) Boas opções de faturamento

Você pode cancelar o serviço do GoDaddy a qualquer momento, online. Você também pode testar a ferramenta sem um cartão de crédito, o que não era possível por muito tempo.

3) Lojas online (para lojas simples)

O GoDaddy oferece uma função para desenvolver lojas online que cobre o básico: venda de produtos, opções de diferentes produtos com diferentes preços, cálculo dos custos de frete e integração com Paypal. Mas isto é tudo: não há opções para lojas mais sofisticadas.

Contras:

1) Temas e modelos

Um motivo de grande decepção com a ferramenta foi a existência de apenas um (!!!) layout para todos os sites feitos com o GoDaddy. Existem 7 diferentes temas disponíveis, mas você só pode mudar uma cor e escolher as fontes dos textos (não existe diferença estrutural entre os temas).

2) Customização

As possibilidades de customização são realmente uma piada. Você basicamente não pode mudar coisa alguma. Quer mudar a cor dos links na sua barra de navegação? Não dá, eles só podem ser pretos. Quer mudar a cor dos seus títulos? Também não dá. Quer mudar o tamanho de algo? Hm, também não dá.

3) Blog

Você não pode criar um blog com o GoDaddy.

Veredito:

Não poder customizar seu próprio website pode ser um pouco frustrante. Mas se você não precisa de customização e não tem tempo ou quer investir pouco, essa pode ser uma opção para você. Caso contrário, esqueça.

Saiba mais sobre o GoDaddy

 

O grande campeão

Os aspectos considerados pela nossa equipe ao escolher o grande campeão foram: facilidade ao usar a ferramenta, acessibilidade dos preços e suporte. Além disso, o resultado final deveria parecer profissional e o website deveria ser funcional. Esses são pontos chave que podem garantir o sucesso da sua estratégia online.

A resposta foi fácil: Weebly é o grande campeão e é a nossa recomendação. O Weebly possui todas as características mencionadas e é possível ter o seu website online e rodando em uma hora.

Os preços são acessíveis, a ferramenta é fácil de usar, intuitiva e oferece várias funções. O suporte do Weebly é prestativo e ágil.

Nós recomendamos o plano Pro, que possui tudo o que pequenas e médias empresas precisam. Porém, você pode começar com a versão gratuita para testar e se adaptar.

 

Conclusão

Hoje em cada, cada vez mais pessoas usam a Internet para procurar os produtos e serviços que precisam. Sua pequena ou média empresa ganha credibilidade ao apresentar um website profissional. Sem um website, os potenciais clientes irão comprar de seus competidores que têm um.

Se você já possui um website, mas que foi feito `às pressas´, redesenhá-lo pode mudar drasticamente a sua imagem profissional. E isso gerará mais confiança entre os visitantes. Além disso, comparado com o preço de anúncios impressos e levando em conta o potencial e tamanho do mercado que pode ser atingido com um website, é uma maneira muito eficiente de se promover seu negócio.

Não importa se você tem uma empresa de uma só pessoa ou se você tem uma empresa com algumas centenas de funcionários. Seu website deve passar a impressão de que você possui um time exclusivo de especialistas dedicados à manutenção da sua presença online. Perceba que o ponto chave aqui é a palavra `impressão´ – a grande maioria das pequenas e médias empresas não precisa desse time exclusivo.

Porém, investir algumas horas e algum dinheiro em um website profissional, fácil de usar e bem estruturado com fotos de qualidade, conteúdo que agrega valor e uma ótima experiência para o usuário é essencial para conquistar mais visitantes e transformá-los em clientes.

Nos vemos na próxima semana com o Episódio 2 na nossa jornada: `Como detonar a concorrência e conquistar mais clientes com Chats Online´. Neste artigo, mostraremos como conquistar uma poderosa lealdade de seus clientes e melhorar suas taxas de conversão.

Não perca – nós estaremos te esperando!

 

OBS: Não esqueça de compartilhar este artigo com aquele amigo que também tem interesse em Marketing Digital!

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