3 passeios imperdíveis para fazer em Cuiabá

Cuiabá é a capital do estado de Mato Grosso e, juntamente com sua cidade irmã, Várzea Grande (do outro lado do rio Cuiabá), a cidade é a principal área metropolitana do estado. A capital conta com uma população de aproximadamente um milhão de habitantes. Se você está viajando para a região para conhecer o Pantanal ou a Chapada dos Guimarães, Cuiabá será provavelmente a sua primeira parada. Mas apesar de estar cercada de grandes atrações turísticas, a cidade também tem a sua própria cultura e pontos de interesse que valem a pena ser explorados por quem quer entender um pouco mais desse pedaço do país.

+ Hoteis em Cuiabá
+ Restaurantes em Cuiabá
Viajando de ônibus pelo Brasil: de Brasília ao Pantanal

Aviso aos viajantes: Cuiabá é uma das cidades mais quentes do Brasil e não é raro que as temperaturas cheguem quase aos 45 graus. Essas temperaturas mais altas são mais comuns na estação chuvosa. Então, além do calor sufocante, o clima também é úmido.

O nome da cidade vem da palavra indígena “IKUIAPÁ” e significa “lugar de IKUIA”. Ikuia é uma prática de pesca indígena que utiliza arco e flecha. Separamos algumas atrações imperdíveis na sua visita a Cuiabá. Vamos lá!

1. Centro histórico

A principal área turística da cidade para os que querem saber um pouco mais sobre as origens de Cuiabá é o centro histórico, construído sobre as antigas minas de ouro da região. Por lá você irá encontrar edifícios típicos do século XVIII nas laterais das ruas estreitas que se entrelaçam como labirintos. A complexa estrutura do bairro foi feita de propósito pelos colonos, que tinham a intenção de confundir as pessoas que passavam pela cidade a fim de conseguir parte da fortuna contidas nas minas de ouro. Entre os diferentes edifícios históricos que você pode visitar estão o Arsenal de Guerra, o Casarão do Tesouro (onde fica o Museu Histórico de Mato Grosso) e os palácios da cidade. Comece sua visita ao centro com uma parada no Museu Histórico, localizado ao lado da Praça da República (foto acima). A entrada é gratuita e por lá você poderá entender um pouco mais da história da região e conhecer o impressionante trabalho do famoso artista local Moacyr Freitas.

2. Excursões ao Pantanal

turismo no pantanal e bonito

Turismo no Pantanal. Foto: DiscoverPantanal.com

A cidade de Cuiabá oferece vários museus interessantes, mas a atração turística mais relevante são as excursões ecológicas para o Pantanal, localizado nas proximidades da cidade (a cerca de 100km de distância). O Pantanal do Mato Grosso é uma das maiores planícies aluviais do mundo. Ela é composta por uma rede de rios, zonas úmidas e um complexo sistema de lagos ligados que são o habitat de muitas espécies de animais e plantas que, em muitos casos, só existem na região. Devido à grande importância que o Pantanal tem para o Estado e por ser uma das reservas mais diversificadas do planeta, a localidade foi reconhecida pela UNESCO como como Reserva da Biosfera.

3. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Foto: Pinterest

Localizada muito perto da cidade, a apenas 69 km de distância, está a Chapada dos Guimarães. A Chapada é uma área de ecoturismo onde os visitantes têm a oportunidade de nadar em lagos e cachoeiras e visitar atrações naturais como grandes formações rochosas que servem de mirantes e oferecem uma vista única do lugar. Um show da natureza!

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2017