Como escolher uma boa oficina mecânica

Não importa se você é um bom motorista, daqueles que sempre dirigem com cuidado, desviando de buracos… Uma hora ou outra um imprevisto sempre pode acontecer e você poderá então precisar de uma oficina mecânica. É a lei das probabilidades. Aquela arranhada “sem querer” numa pilastra, um motoboy que passa quebrado seu retrovisor, aquele amassado na lataria depois de estacionar, carro quebrou. Estamos sujeitos a tudo, e se você nunca passou por isso, é provável que um dia vá passar.

Dicas para comprar carro usado (e não cair numa cilada)

Se você tem um carro, moto, ônibus, caminhão, ou seja, qualquer veículo motorizado, a única coisa certa é que uma hora ou outra algum problema mecânico você terá! Quando o inesperado acontecer é melhor saber como resolver o problema sem ser passado pra trás. É bom estar sempre preparado, já que para cada tipo de reparo é necessário ter um mecânico especializado para resolver a situação. Não ter alguém de confiança nesses momentos pode te dar ainda mais dor de cabeça!

Escolher uma oficina mecânica não precisa ser complicado, basta você seguir as cinco dicas abaixo para escolher direito. Uma oficina mecânica honesta e de qualidade pode te trazer tranquilidade para ter uma boa experiência na hora de consertar seu carro.

1. Escolha sempre o confiável

Nessas horas, tentar inventar é a pior escolha que você possa fazer. O Pages24 ajuda você a encontrar a oficina mecânica mais próxima de você. Outra opção de buscar oficina mecânica é perguntar aos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e família, ou alguém que conheça um mecânico ou funilaria de confiança. Mas não escolha o primeiro que aparecer — pergunte pra pessoa quando foi a última vez que ele usou os serviços desta oficina, se ela foi rápida, de qualidade e com preço justo. Não queremos amadores arrumando nosso carro, então vá ao certo e seguro.

Um bom mecânico deve ter uma certificação à vista em algum lugar da oficina. Busque ou pergunte por ela. Qualquer mecânico que trabalhe honestamente e de forma eficaz, deve evitar grandes surpresas no custo e também no tempo.

2. Preço Justo e Orçamento

Faça sempre um orçamento para seu carro com tudo explicado e com um prazo estipulado que possa ser cumprido. É fundamental! A oficina também deve te dar uma ficha detalhando o estado do veículo com todos os por menores.

Vale ressaltar que o Procon indica que antes da contratação do serviço você deve pedir um orçamento formal. Neste caso você deve pedir para ficar com uma lista dos serviços a serem executados, a mão de obra necessária para o serviço, as peças com defeitos, funilaria e tudo mais que seja necessário para o conserto.

3. Peças Originais

Existem alguns casos onde é necessário também fazer a compra de algumas peças. E caso você deixe a compra da peça para o mecânico, vale deixar bem claro e explícito que no Artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor, caso o cliente não fale nada a respeito das peças, o prestador de serviço é obrigado a usar somente peças originais. Caso o dono do automóvel aceite usar peças recondicionadas, este deverá escrever uma autorização por escrito para a oficina.

4. Garantia Completa

Segundo o Procon, todo serviço deve ter por lei uma garantia de 90 dias. A oficina é obrigada também por lei a reparar grátis e/ou devolver o dinheiro (mais a diferença do valor) caso o problema não tenha sido corrigido.

E é claro, mas vale sempre lembrar – você deve ter em mãos a nota fiscal. Busque uma oficina com localização conveniente, caso aconteça algum problema, você poderá voltar facilmente para reclamar ou pedir futuros reparos.

5. Conferindo o Trabalho

Quando você tirar seu carro da oficina, não saia correndo de lá. Antes mesma de retirar seu veículo, vale prestar atenção e verificar as condições do seu carro neste momento. Fale com o mecânico, faça perguntas e peça para ver as peças velhas que foram substituídas.

Verifique se existem arranhões, amassados e/ou estragos no seu veículo. Você tem que ter certeza que seu carro está no mesmo estado que entregou. Preste atenção aos mínimos detalhes. É o seu direito ter seu carro como queria ou no mínimo, no mesmo estado que o deixou na oficina.

Prestando atenção nestes detalhes, muito dificilmente você terá problemas na hora em que precisar de um serviço de oficina mecânica. Evite ter dor de cabeça sem motivos e faça exatamente como recomendamos. Nada é tão chato quanto ter um problema com a oficina, e sem ficar com o carro para trabalhar e/ou passear justamente quando você mais precisa.

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2019