Muitos alunos viajam para vários lugares do Brasil em busca de uma vaga na universidade

Desde a distância do local de prova à sua hospedagem, até o clima do local deve ser observado antes.

Muitos alunos de ensino médio e cursinho  se preparam para o vestibular. A maioria das faculdades  aceitam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como nota para entrar ou não na universidade. Já algumas faculdades ainda realizam provas nas suas respectivas cidades, o que atrai muitos estudantes até os locais.

+ 18 universidades de Portugal que aceitam o Enem
+ Intercâmbio custa caro? Saiba quais são os principais gastos
Escola de inglês irlandesa oferece cursos gratuitos online
4 apps de celular para aprender um novo idioma

Você que é vestibulando sabe do que estou falando não é mesmo? O Enem já foi, mas ainda há um longo caminho pela frente. Então, se for viajar para outras cidades para fazer as provas, saiba que é preciso se planejar. Muito mais que preparar seu roteiro de estudos, você deve considerar vários outros aspectos. Como por exemplo, a distância do local de prova à sua hospedagem, até o clima do local deve ser observado antes para não acontecer surpresas na hora da prova.

O primeiro ponto é escolher quais serão as provas que irá fazer, já que há uma maratona de provas em diversas faculdades do Brasil. Verifique as datas e monte um calendário, sempre prestando atenção se existem provas que queira fazer e que caem no mesmo dia.

O segundo passo é partir para o planejamento da viagem!

Qual a melhor forma de chegar até o local? Será preciso se hospedar? Normalmente não, visto que a maioria das provas dura apenas um dia. Mas existem vestibulares com 3 fases, e quem mora em cidades interioranas necessitam se deslocar para locais mais distantes.

Se esse for o caso, considere conversar com seus amigos e colegas para ver quem mais pretende prestar aquele vestibular e fazer uma espécie de excursão. Dessa maneira seus custos podem cair pela metade.

Na hora de fazer a mala de viagem, a regra é básica: Fique de olho na previsão do tempo do local!  E o mais importante de tudo é não esquecer dos documentos pessoais, e o que mais estiver especificado no edital da prova.

Se for possível se hospedar em um local próximo do lugar da prova, ótimo! Mas se isso não for possível procure por locais bem qualificados e de fácil acesso para onde você precisa ir. Reserve com antecedência e também chegue com tempo de sobra. Chegando um dia antes você pode visitar o local da prova para se familiarizar com as rotas e evitar o atraso no dia da prova. É muito importante saber o horário da abertura e do fechamento dos portões.

Parece dica de mãe, mas é muito válido reforçar o quão importante é manter a tranquilidade. Durma mais cedo no dia anterior a prova e dê um tempo nos estudos. Descanse, e durante o vestibular mantenha a calma. Todo seu esforço será recompensado!

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2018