5 dicas espertas para economizar mais no dia a dia

Diariamente, pequenos gastos são feitos e só são percebidos quando se tornam uma grana alta ao final do mês.  É um quarto vazio com a luz acesa, a televisão ligada sem gente assistindo, banhos demorados… Mas o desperdício pode acontecer também por problemas como vazamentos, má conservação, falta de planejamento nas compras. É tudo uma questão de organização do dia a dia.  Veja a seguir cinco dicas espertas que ajudam a economizar.

Como ensinar as crianças a economizar dinheiro
7 Dicas para economizar dinheiro na próxima viagem
Como economizar energia ao usar o computador

Primeiro entenda seus gastos

Para começar a economizar no dia a dia, você precisa antes entender seus gastos. Anote por um período de tempo todos seus gastos, dos grandes aos pequenos. Tente depois separar os gastos essenciais, como aluguel, condomínio, alimentação, luz, gás, transporte, telefone; dos gastos variáveis, como internet, televisão a cabo, cinema, viagens, cartão de crédito. Caso não consiga economizar pelo menos 10% do seu salário, avalie o que pode ser cortado ou reduzido entre seus gastos variáveis, para começar a fazer uma reserva financeira. Nos gastos fixos, veja o que pode ser substituído ou reduzido, para ajudar a economizar.

Resolva pequenos problemas domésticos

Com o orçamento organizado, é hora de fazer uma revisão geral na casa. Procure pontos de vazamento de água e gás, que aumentam os valores das contas mensais. Troque as lâmpadas comuns pelas lâmpadas led, com maior vida útil e menor consumo de energia. Reorganize os cômodos da casa para que possam utilizar mais luz natural ao longo do dia. Cheque o funcionamento de eletrodomésticos, que podem consumir mais energia quando avariados. Não se esqueça de desligar da tomada os eletrodomésticos e eletrônicos que estejam fora de uso, ou se for se ausentar por algum tempo. Pequenos pontos de organização ajudam na economia financeira doméstica, por reduzir gastos inesperados.

Pesquise antes de comprar

Lojas e supermercados estão cada vez mais parecidos entre si, e só podem se diferenciar pelo preço e variedade de produtos ofertados. Pesquise o comércio do entorno de sua casa e seu trabalho, em busca dos melhores preços e produtos. Muitos supermercados oferecem preços reduzidos em alguns dias da semana para produtos específicos (atire o primeiro tomate quem nunca esperou o dia dos legumes e verduras para fazer a feira nos supermercados).  Vale a pena também fazer inscrição em programas de fidelidade dos supermercados em busca de descontos e vantagens.

Mas não pire com esta caça ao melhor preço, pesquise também os custos de deslocamento com a quantidade de produtos na lista, para chegar a escolha dos supermercados corretos! Existem aplicativos que fazem este serviço sem sair de casa, analisando os preços dos produtos em supermercados e farmácias. Veja se algum destes se aplica ao seu local de trabalho ou moradia.

Inclua os outros moradores nesta missão

Não adianta adotar estas dicas para economizar, se as outras pessoas que dividem o espaço com você não aderirem ao plano. Trace seus planos e metas de economia em parceria com os outros moradores, estabelecendo objetivos em comum  e individuais. Você verá como a tarefa de economizar se torna mais fácil em conjunto, quando todos tem o mesmo foco.

Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

Economizar por economizar não tem graça e não desperta motivação em ninguém. Estabeleça objetivos a serem alcançados com o dinheiro que sobrar da economia, pensando no curto, médio e longo prazo para serem realizados.  Sonhos como melhorias na casa, uma viagem internacional, um curso ou um novo carro. Quem sabe até uma nova casa?  Todos seus sonhos materiais podem ser realizados com planejamento e economia de dinheiro no dia a dia.

Agora que você já sabe algumas dicas bacanas para economizar, participe nos comentários, contando as suas dicas para economizar em casa. O quê mudaria em sua casa para economizar?

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2017