Os melhores remédios naturais para dor de cabeça

Dor de cabeça é um mal cada vez mais comum na sociedade, principalmente com a rotina atarefada que a vida moderna nos exige ter. Talvez por ser um incômodo tão corriqueiro, dificilmente damos a devida atenção que deveríamos a esses casos.

Cefaleia: quando devo procurar um especialista?

É muito fácil simplesmente parar na farmácia mais próxima e resolver o problema com algum remédio pronto. Mas o uso prolongado dos analgésicos não resolve o assunto definitivamente. Os próprios médicos costumam receitar medicamentos realmente eficazes a princípio, mas seu uso frequente pode não só prejudicar a saúde, como também acabar anulando seu efeito em longo prazo.

Depois de um período contínuo de uso do medicamento, as dores de cabeça simplesmente não são mais aliviadas pelos comprimidos. Por essas razões, é interessante dar mais atenção aos remédios naturais, à base de ervas (e não de substâncias químicas) e, principalmente, buscar outras alternativas para equilibrar o organismo. Aqui vai uma lista dos principais remédios e métodos naturais de acabar com as dores de cabeça:

1. Hortelã

Hortelã apresenta dois componentes primários, mentona e mentol, que são muito eficazes no alívio da dor de cabeça. Você pode usá-la de duas maneiras:

– Extraia o suco de hortelã de um punhado de folhas e aplique-o na testa e nas têmporas.

– Forme compressas com as ervas do chá de hortelã e coloque-as na testa para aliviar o desconforto. Junto com suco de hortelã, suco de coentro também é eficaz no tratamento de dores de cabeça.

2. Gengibre

Gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos na cabeça, o que proporciona alívio da dor de cabeça. Aqui vão algumas opções de como utilizá-lo:

– Misture partes iguais de suco de gengibre e suco de limão. Consuma a mistura uma ou duas vezes por dia.

– Outra opção é preparar uma pasta, misturando uma colher de chá de pó de gengibre seco e duas colheres de sopa de água, e aplica-la na testa durante alguns minutos.

– Você também pode ferver o gengibre em pó ou gengibre cru na água e inalar o vapor.

– Mastigue um ou dois pedaços de doce de gengibre cristalizado.

– Simplesmente saboreie uma xícara de chá de raiz de gengibre e relaxe enquanto espera sua dor de cabeça passar.

3. Beba Muita Água

Simplesmente beber água potável pode parecer óbvio demais ou simples para realmente funcionar como um remédio dor de cabeça, mas saiba que a água pode sim funcionar muitas vezes em determinados casos. Dizem os médicos que café, álcool e todas as bebidas com muito açúcar podem desidratar o corpo, e devem ser evitadas.

4. Manjericão

Manjericão funciona como um relaxante muscular, sendo muito útil para dores de cabeça leves causadas por músculos tensos. Além disso, tem efeitos calmantes e analgésicos. Para utilizá-lo:

– Coloque três ou quatro folhas de manjericão fresco em um copo de água fervente e deixe ferver por alguns minutos. Você pode adicionar um pouco de mel e depois saborear o chá lentamente.

– Você também pode ferver uma colher de sopa de folhas de manjericão e, cuidadosamente, inclinar-se sobre a panela para tomar o vapor.

– Mastigar algumas folhas de manjericão fresco ou massagear sua testa com óleo de manjericão também ajuda a aliviar a dor.

5. Óleo de hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta também contém o já mencionado mentol – que ajuda a abrir os vasos sanguíneos obstruídos que causam as dores de cabeça. Ele também tem efeitos calmantes, o que ajuda a trazer alívio ao desconforto da dor. Para usar o óleo de hortelã-pimenta, existem duas formas:

– Misture três gotas de óleo de hortelã-pimenta em uma colher de sopa de óleo de amêndoa, azeite ou apenas água. Massageie seu testa e suas têmporas com essa mistura.

– Outra alternativa é preparar um tratamento através do vapor, adicionando algumas gotas das ervas de óleo de hortelã-pimenta em uma pequena panela de água fervente. Inale o vapor durante alguns minutos. Algumas farmácias disponibilizam o produto em cápsulas.

6. Amêndoas

Em vez de tomar uma pílula quando começa a dor de cabeça, outra alternativa é comer amêndoas. Para dores de cabeça diárias do tipo tensional, as amêndoas podem ser um remédio natural e uma alternativa saudável.

– Atua como um analgésico, pois contém uma substância chamada salicina, que também é um agente muito presente na casca do salgueiro. Comer um punhado regularmente pode evitar a aparição de dores em alguns casos. Mas cuidado, o alimento não é recomendável para pessoas que sofrem de enxaqueca.

7. Faça Yoga

Yoga ajuda a ter a mente mais focada, esticar os músculos e, de diferentes maneiras, estimular e ajudar a soltar a tensão. Apenas com alguns movimentos a dor já pode melhorar, mas a melhor coisa é praticar regularmente para evitar as dores antes que elas aconteçam.

Show some

Siga-nos nas redes sociais

Todos direitos reservados © Marktplatz Mittelstand GmbH & Co. KG 1996-2019